

Sobre Grupo Viva com Alegria
A ideia de criar um grupo de palhaços de hospital em meio à pandemia do Novo Corona vírus em meados de julho de 2020 foi de Ricardo Rodrigues, que também dá vida ao personagem Dr. Batatinha Fritzzzz. Com o fechamento das atividades voluntárias do grupo onde havia se formado, decidiu, com a cara e a coragem, convidar alguns palhaços também dispensados do seu grupo, a formar um novo, sem previsão do início de suas atividades, mas com o coração cheio de esperança e de vontade de fazer o trabalho que mais traz satisfação em sua vida. E que, com certeza, faz o mesmo com seus companheiros voluntários.
O GRUPO VIVA COM ALEGRIA busca através do trabalho voluntário em hospitais públicos, particulares, unidades de saúde e casas de repouso, levar aos pacientes adultos, seus acompanhantes e profissionais de saúde um pouco de alegria, descontração, carinho e respeito, com atividades lúdicas e muito bate papo.
Não somos uma ONG, procuramos apoio e incentivo para que nosso trabalho não perca o seu brilho, pretendemos futuramente desenvolver mais formas de captação de recurso para manter as despesas geradas pelo nosso trabalho.
Nosso slogan, “A BESTEROLOGIA LEVADA A SÉRIO”, é um resumo do que pretendemos fazer desse trabalho voluntário e de mostrar a sua importância para as pessoas que pretendemos encontrar em cada visita.
Nosso propósito é o atendimento com muita seriedade, carinho, acolhimento e alegria.
Mas, o que fazemos?
• O trabalho voluntário dos palhaços, muitas vezes associado à pediatria,na verdade, vai muito além de levar alegria apenas às crianças. Essesvoluntários, conhecidos como “doutores palhaços”, atuam em diversasáreas hospitalares, proporcionando benefícios emocionais epsicológicos a pacientes de todas as idades.
• Além dos pacientes, os palhaços também oferecem suporte emocionalaos acompanhantes e a todos os funcionários, contribuindo para umambiente mais humanizado e acolhedor. Em algumas instituições, ospalhaços voluntários visitam setores como a clínica médica, amaternidade, unidades de cuidados paliativos e até UTI´s, mostrandoque seu trabalho é essencial para o bem-estar de todos os envolvidos noprocesso de tratamento.
• Portanto, o impacto positivo dos palhaços voluntários não se restringe àpediatria, mas se estende a todos os setores hospitalares, promovendoalegria, esperança e conforto a todos que encontram em sua jornada.


Dra. Bananada Estabanada.